Thursday, July 3, 2014

Oegstgeest


Oegst... O quê? Pronunciar o nome da cidade de forma correta, foi principalmente, o meu maior problema quando falei que vinha pra cá. Eu nem se quer imaginava como se pronunciava esse trem, por fim só dizia: "Ahh vou morar bem pertinho de Leiden e à 30 minutos de Amsterdam!" Soa como:"UúSTIRRRÉIST" ou quase isso. :p



Quando recebi o perfil da família fui logo pesquisar onde raios era essa tal cidade do nome estranho... Não consegui muita informação via google, mas tinha uma au pair que morava aqui e me deu umas dicas sobre a cidade, o que me tranquilizou muito saber que não seria uma cidade no fim do mundo, onde eu ficaria sozinha e sem amigos, longe de todas as cidades mais badaladas e sem recursos/transportes! Resumindo, foi bom saber que não moraria na roça! 



Oegstgeest, é uma cidade pequena, bem familiar e perfeito para as crianças. Eu sou de cidade grande mas não tive nenhum problema em me adaptar. Até porque, a cidade fica à 10 minutos de Leiden (by bike), que é uma cidade universitária super badalada, e tem estação de trem, o que conta muito! Eu posso ir de bike até a estaçao e voltar a hora que quiser sem ter que me preocupar em pegar algum ônibus de volta pra casa. 


Eu realmente amo morar aqui, e acho que esse negócio de que "morar em Amsterdam é que é bão", não tá com nada! hahaha Aqui nao tem tram (assim não corro o risco de cair nos trilhos), não tem aquele transito de bikes + motos + carros + pedestres + cachorros tudo junto na mesma rua... e ainda posso ir para Amsterdam quando eu quiser, por ser perto e ter trem toda hora! Aqui é uma cidade bem tranquila e tenho fácil acesso à tudo, como, supermercados, snacks bares,cafés, lojas de conveniências e etc...

 E as pessoas da cidade?! São uns amores - pelo menos comigo! :D Sempre dão um bom dia, são simpáticas e trabalham de bom humor (e parece que gostam do que fazem, mas eu me recuso a acreditar naquelas que trabalham em pleno Domingo em um Albert da vida).



Aqui tem muitos parques/florestas, o que me faz sentir muito bem, já que adoro viver em contato com a natureza! Tem uns 3 lagos e o moinho da cidade (na verdade dois se for contar com o que tem no caminho pra Leiden), muitos parquinhos e praças para levar as kids para brincar, e de quebra, poder relaxar sentada na grama, tomando um solzinho (quando o tempo tá bom, porque já viu né... Melhor sair em um dia ensolarado com guarda-chuva e casaco).

Não tem bares aqui. Na verdade tem, mas o que eu quero dizer, é que nos bares que tem aqui na cidade, só frequenta hosts e opa's (o que eu tenho certeza que você não vai querer!) Mas apesar da falta de bar, tem uns lugares incríveis para fazer picnics, perto do moinho, nas florestas e perto de algum lago. E tem Leiden gente!!! Que é pertinho e tem TUDO. Baladas, bares, restaurantes, burger king, mc donalds, H&M, Action, Xenos, e todas essas lojas que não tem au pair que não goste! Se tiverem a oportunidade venham conhecer para apreciar os vários canais e estudantes lindjos que tem por lá!

  • Supermercado: Albert Heijn; LIDI; JUMBO
  • Cosméticos & Maquiagem/Higiene Pessoal: ICI Paris XL; Kruidvat; HEMA
  • Snack Bar
  • Bancos: ING, Rabobank, ABN AMRO
  • Utilidades: Blokker
  • Brinquedos: Bart Smit
  • Sorveteria: Tutti-frutti
  • Biblioteca: De Bibliotheek Oegstgeest


Então, se você tiver um match e estiver com dúvidas sobre a cidade, não tenha, você não vai se arrepender!!! E ahh, antes que eu me esqueça... De acordo com pesquisas realizadas pelo "De Telegraaf", Oegstgeest foi eleito O MELHOR município residencial da Holandaou seja, pode vir que é sucesso!!! ;)



Informações Práticas:

Habitantes:  22.855  (janeiro 2014) 
Área:7,75km² (fonte: Wikipedia)
Site da prefeitura de Oestgeest (em Inglês!!!)

Tuesday, July 1, 2014

Bussum

Bussum do amor


 Para tentar ser holandesamente objetiva e não ficar aqui divagando sobre as minhas saudades, é preciso dizer algumas coisas sobre Bussum:

Outono em Bussum
- Nenhum brasileiro vai acertar a pronúncia de primeira, apesar de parecer tão fácil. E o motivo é simples: a cada vez que você disser Bussum, eles vão pensar em Mussum – o bebadis dos Trapalhões, que adorava uma biritis e fazia todo mundo morrer de riris. Mas a sílaba forte é a primeira, não a segunda (então, fica “Bússum”).

- Pra quem gosta de dados: Bussum fica no Norte da Holanda, numa região conhecida como Het Gooi. Segundo a Wikipédia, a população é de 32,646 e a cidade tem 8.15 quilômetros quadrados – pequena, muito pequena! De trem, fica localizada a meros 28 minutos de Amsterdam.

- Conheci alguns holandeses que nem sabiam que existe Bussum. Isso porque, além do mini-tamanho, ela é quase sempre lembrada como uma espécie de extensão de Hilversum. E isso diz muita coisa sobre a cidade. Hilversum, para quem não sabe, é onde ficam os estúdios de rádio e TV da Holanda. Então, por uma questão de praticidade, algumas dessas pessoas, como jornalistas, atores e apresentadores moram por ali. (O Ernst, do seriado infantil “Ernst,Bobbie en de rest” era meu vizinho!) E aí é o ciclo natural: tem famoso, tem gente rica, tem loja cara e... tem muita au pair! Sério, tem muita au pair em Bussum.

Neve!
- Hilversum de um lado e, do outro, Naarden. Na verdade, as duas cidades são quase uma só. Você está numa rua feliz de Bussum e aí vira na esquina e pam! é Naarden. Então, quando eu digo que tem muita au pair em Bussum, tô contando também com Naarden. A grande atração por lá é Naarden Vesting, mas eu não vou me estender por aqui, pra deixar para alguma au pair de lá contar melhor.

- Por causa dessa ligação, Bussum tem uma estação de trem que se chama Naarden-Bussum. Fica bem no Centro da cidade, e de lá você consegue um Mc Donalds, a Hema, o Albert Heijn, e tudo o mais que precisar em quesitos comerciais. Mas, volto a dizer, a cidade é de gente mais rica, então não tem mil opções de compra. Se você quiser gastar sua grana de au poor, vá pra Hilversum!

- Falei de Naarden-Bussum, não é? Para os que estão julgando a minha linda cidade como insignificante, digo mais: tem outra estação de trem, a Bussum Zuid (porque fica no “sul”). E isso, meus caros, foi motivo de bullying e muitas pedaladas no meu ano de au pair. Explico: eu morava no Zuid. Mas o Zuid é a região menos badalada e mais simples de Bussum, então eu era a única por ali, enquanto minhas amigas eram todas vizinhas de ruas, lá pertinho do Centro. Enquanto elas gastavam dois minutos para se encontrar, eu gastava 20. Ok, 20 minutos não é nada pra quem enfrenta o trânsito no Brasil, mas para quem tá pedalando na neve, vou te contar viu...

Kinderboederij
Enfim, acho que Bussum tem a carinha da Holanda (só que sem moinhos). Se você for para lá com as crianças, vale conferir: MonkeyTown, que é um parque indoor que resolve qualquer tédio de inverno; a Kinderboedereij, uma fazendinha onde dá pra brincar e alimentar os animais; um parque com brinquedos e coisas pras crianças se divertirem no verão, que eu não sei o nome, mas fica em um bosque delicioso no final da rua H.A Lorentzweg; ou qualquer outro parquinho de criança, porque tem um em cada esquina.

 Se você for a passeio ou visitar amigos, vale conhecer a feira que acontece toda quinta-feira e que vende de tudo um pouco, inclusive o melhor stroopwaffle quentinho do universo; algumas das sorveterias que brotam da terra ao longo do verão (e que vendem cada sorvete de virar os olhos!); ou então, apenas divirta-se pedalando entre as ruazinhas, descobrindo os segredos escondidos a cada esquina. Outra dica: nunca diga adeus pra um lugar que tenha te dado amor.







Informações práticas:

Habitantes: 32.646