Tuesday, July 1, 2014

Bussum

Bussum do amor


 Para tentar ser holandesamente objetiva e não ficar aqui divagando sobre as minhas saudades, é preciso dizer algumas coisas sobre Bussum:

Outono em Bussum
- Nenhum brasileiro vai acertar a pronúncia de primeira, apesar de parecer tão fácil. E o motivo é simples: a cada vez que você disser Bussum, eles vão pensar em Mussum – o bebadis dos Trapalhões, que adorava uma biritis e fazia todo mundo morrer de riris. Mas a sílaba forte é a primeira, não a segunda (então, fica “Bússum”).

- Pra quem gosta de dados: Bussum fica no Norte da Holanda, numa região conhecida como Het Gooi. Segundo a Wikipédia, a população é de 32,646 e a cidade tem 8.15 quilômetros quadrados – pequena, muito pequena! De trem, fica localizada a meros 28 minutos de Amsterdam.

- Conheci alguns holandeses que nem sabiam que existe Bussum. Isso porque, além do mini-tamanho, ela é quase sempre lembrada como uma espécie de extensão de Hilversum. E isso diz muita coisa sobre a cidade. Hilversum, para quem não sabe, é onde ficam os estúdios de rádio e TV da Holanda. Então, por uma questão de praticidade, algumas dessas pessoas, como jornalistas, atores e apresentadores moram por ali. (O Ernst, do seriado infantil “Ernst,Bobbie en de rest” era meu vizinho!) E aí é o ciclo natural: tem famoso, tem gente rica, tem loja cara e... tem muita au pair! Sério, tem muita au pair em Bussum.

Neve!
- Hilversum de um lado e, do outro, Naarden. Na verdade, as duas cidades são quase uma só. Você está numa rua feliz de Bussum e aí vira na esquina e pam! é Naarden. Então, quando eu digo que tem muita au pair em Bussum, tô contando também com Naarden. A grande atração por lá é Naarden Vesting, mas eu não vou me estender por aqui, pra deixar para alguma au pair de lá contar melhor.

- Por causa dessa ligação, Bussum tem uma estação de trem que se chama Naarden-Bussum. Fica bem no Centro da cidade, e de lá você consegue um Mc Donalds, a Hema, o Albert Heijn, e tudo o mais que precisar em quesitos comerciais. Mas, volto a dizer, a cidade é de gente mais rica, então não tem mil opções de compra. Se você quiser gastar sua grana de au poor, vá pra Hilversum!

- Falei de Naarden-Bussum, não é? Para os que estão julgando a minha linda cidade como insignificante, digo mais: tem outra estação de trem, a Bussum Zuid (porque fica no “sul”). E isso, meus caros, foi motivo de bullying e muitas pedaladas no meu ano de au pair. Explico: eu morava no Zuid. Mas o Zuid é a região menos badalada e mais simples de Bussum, então eu era a única por ali, enquanto minhas amigas eram todas vizinhas de ruas, lá pertinho do Centro. Enquanto elas gastavam dois minutos para se encontrar, eu gastava 20. Ok, 20 minutos não é nada pra quem enfrenta o trânsito no Brasil, mas para quem tá pedalando na neve, vou te contar viu...

Kinderboederij
Enfim, acho que Bussum tem a carinha da Holanda (só que sem moinhos). Se você for para lá com as crianças, vale conferir: MonkeyTown, que é um parque indoor que resolve qualquer tédio de inverno; a Kinderboedereij, uma fazendinha onde dá pra brincar e alimentar os animais; um parque com brinquedos e coisas pras crianças se divertirem no verão, que eu não sei o nome, mas fica em um bosque delicioso no final da rua H.A Lorentzweg; ou qualquer outro parquinho de criança, porque tem um em cada esquina.

 Se você for a passeio ou visitar amigos, vale conhecer a feira que acontece toda quinta-feira e que vende de tudo um pouco, inclusive o melhor stroopwaffle quentinho do universo; algumas das sorveterias que brotam da terra ao longo do verão (e que vendem cada sorvete de virar os olhos!); ou então, apenas divirta-se pedalando entre as ruazinhas, descobrindo os segredos escondidos a cada esquina. Outra dica: nunca diga adeus pra um lugar que tenha te dado amor.







Informações práticas:

Habitantes: 32.646

1 comment: