Monday, May 6, 2019

Oegstgeest (2)

Oegstgeest é uma cidade, mas é tão pequenina e aconchegante que parece mais um bairro, na minha opinião.

É um município que fica na Holanda do sul, com aproximadamente 23 mil habitantes. É considerada a cidade mais segura da Holanda e com as crianças mais felizes.
Eu gosto demais de morar aqui por diversos fatores:

  • Em apenas dez minutos by bike eu tô na estação central de Leiden. E, Leiden é um amor de cidade. É grande, universitária, com várias atrações e já até ouvi dizer que é considerada uma “Amsterdam sem turistas”. Além disso, não preciso ter hora pra chegar em casa. Porque tem trem pra Leiden durante toda a madrugada da maioria dos lugares (incluindo a badalada Amsterdam). Chegando na estação, só pego a bike e venho pra casa.
  • Visualmente é um lugar bem lindinho.
  • As pessoas são educadas e gentis, sorriem e te cumprimentam pela manhã.
  • Tem um supermercado Albert Heijn e Jumbo (2 dos maiores da Holanda) a apenas 3 minutos de bike da minha casa. Bem como outras lojas bem populares por aqui, tais como Hema, Kruidvat e Etos. E, bancos também onde, inclusive você pode abrir sua conta.
  • É cheio de áreas verdes, pequenos parques (ou, florestas, como eles dizem), onde você pode caminhar, fazer um piquenique ou só espairecer a mente.
  • A praia mais perto é Noordwijk, 30 minutos de bicicleta. Ou, 40 de transporte público. Bonita e badalada!
  • Amsterdam está a cerca de 45 minutos.

Ponto negativo é que não encontrei muitas aupairs aqui na minha cidade. Acho que por ser pequena as possibilidades diminuem.
E, acho muito legal ter amigas na mesma cidade! Poder encontrar durante a semana e fazer passeios simples juntas.

Eu não fazia ideia de como a localização de uma cidade é importante antes de vir ser aupair aqui. Vejo muitas amigas que moram longe e pra virem pros rolês pegam ônibus, trem, ficam duas, três horas a caminho… E, ainda precisam ir embora cedo porque depois não tem mais transporte pra casa. Pior de tudo, se quiserem sair no dia seguinte, têm que fazer todo esse processo de novo.
Então, mesmo sem saber, fui agraciada com a localização incrível de Oegstgeest.

Vale à pena morar aqui. Principalmente, vale à pena viver toda essa experiência que consegue ser, ao mesmo tempo, tão assustadora, desafiadora e feliz. Quem não se desafia não cresce. Talvez sua comida favorita, seu lugar preferido, seu melhor amigo, o amor da sua vida estejam do outro lado do mundo e você nunca vai ter acesso se você não tiver coragem de enfrentar o medo pra, talvez, descobrir.

Não, não é fácil! Não são só flores! Saudade dói. Tristeza bate. Mas daqui há alguns meses retorno ao Brasil com a certeza de que vivi TUDO que tinha pra viver, da maneira mais intensa e minha possível.

Siga em frente e, se sua host family morar em Oegstgeest, pode vir que é sucesso!
Beijos!


Instagram: @livia.hardman Informações Práticas:

Habitantes:  23.810 (agosto 2017) 
Área:7,97km² (fonte: Wikipedia)
Site da prefeitura de Oestgeest (em Inglês!!!)

Oegstgeest

Inverno em Oegstgeest
Inverno em Oegstgeest
Leiden (cidade próxima)

Leiden (cidade próxima)

Noordwijk  (praia mais próxima)

1 comment: