Friday, September 20, 2019

Oud-Beijerland


Essa pequena cidade ao sul de Rotterdam (30 minutos de ônibus, porque sim, só temos ônibus, nada de trem por lá) foi meu refúgio durante meu ano de Au Pair. Com um pouquinho mais de 23 mil habitantes é a típica cidade de interior, com lojinhas apenas no pequeno Centro, mas muito importante falar que ao menos temos lojas bem importantes por lá, como Hema e Kruidvat, além é lógico de um Albert Heijn (mas isso é óbvio, a Holanda tem um Albert Heijn a cada 5 passos).


O grande problema do comércio de Oud-Beijerland são os horários, as lojas só ficam abertas até às 17h, ou seja, se você trabalha até às 18h esqueça, você não fará compras, a não ser que seja no supermercado que fica aberto até às 20h, ou então, espere o sábado onde o funcionamento de tudo é até às 21h (E um UHUU aqui).


Todo mundo se conhece, apesar do holandês ter uma fama de muito fechado, incrivelmente isso não acontece nessa cidadezinha, pois temos muitos estrangeiros por lá também, de brasileira, era apenas eu, mas tínhamos Croatas, Japoneses, Eslovenos, Chineses, Egípcios, Americanos e a maioria desses estrangeiros eram mulheres, casadas com holandeses, fiz muitas amizades com essas mães, fazendo play dates, e todas sempre muito simpáticas, trocando experiências.



Finais de semana tinham um certo limite de horário para passear e ficar na rua, pois os últimos ônibus saem por volta das 00h do terminal de Rotterdam, único lugar onde ônibus para lá sai.


A tranquilidade de viver num pequeno paraíso, seguro é algo que sempre estará nas minhas lembranças, parecia uma cidade de boneca, tudo extremamente cuidado, e sempre com festivais de rua, com barracas de produtos de locais, além de foodtrucks, em.volta de um lindo (e tradicionalíssimo) canal.


E não menos importante há uma saída para barcos e veleiros onde tradicionais competições aquáticas holandesas passam.


Enfim, foi meu paraíso, minha paz e minha casa, não só Oud-Beijerland, como toda Holanda, imagino que esse sentimento é compartilhado com todas as pessoas que tiveram a coragem de se atirar nesse delicioso desafio, e conheceu, o que eu considero, o melhor pais europeu.

Para quem quiser conhecer meu canal no YouTube (“Fer Settin"), aqui vai um pequeno vídeo que fiz apresentando Oud-Beijerland, e me siga no Instagram: @fernandasettin


https://youtu.be/M1CwketIDNs


Por: Maria Fernanda Settin

Oud-Beijerland : Site do centro da cidade
População: 24.275 habitantes (senso 2017)




No comments:

Post a Comment