Friday, May 2, 2014

Heemstede

Welkom naar Heemstede!


Heemstede é uma vila na província da Holanda do Norte. Uma vila, bem pequeninha (mas é provida de estação de trem própria: Heemstede-Aerdenhout), que deu um giro de 360⁰ na minha vida e me uniu à minha segunda família.

A vila fica a 22 min de trem de Amsterdam, 4 km de Haarlem e 8km da praia de Zandvoort, todas cidades famosas e cheias de coisas para se fazer.

Por ser uma vila voltada para a família, é cheia de lugares para ser divertir com crianças. As crianças que eu cuidava e eu costumávamos sempre ir à Groenendaal (e se você acha que tem algo a ver com verde acertou em cheio;) ), onde íamos a uma Kinderboerderij (fazenda para crianças) ver cabras, porcos, galinhas, vacas e o nosso preferido... Bambis (sim, veados). Depois sentávamos perto do moinho que existe lá (Groenendaalse Molen) para fazer pic nic, jogar futebol e alimentar os patos. Ainda em Groenendaal, é possível ir a um parque de diversões (Speeltuin), onde se paga €2.50 para crianças de 0 a 100 anos, segundo a descrição do website, e leva grátis um sorvete ou bebida à sua escolha. Bom não preciso nem dizer o quanto amávamos ir lá, tinha sorvete de graça! 
Outra coisa super divertida é a piscina indoor, ou seja, frio ou calor é muito legal em dia off ou com as crianças.

Foto retirada do Google/Speeltuin Groenendaal

Foto retirada do Google/Groenendaalse Molen

Heemstede tem uma avenida (Binnenweg) que é considerada a winkelcentrum (centro de lojas) da vila, e quando digo uma é porque é uma MESMO. Na verdade duas, que diga-se de passagem é a mesma avenida que em certo ponto troca de nome. Vou fazer uma lista de lojas que podem ser do seu interesse saber que tem por lá:
  • Supermercado: Albert Heijn; Vomar; Gall & Gall (bebidas alcoólicas)
  • Cosméticos & Maquiagem/Higiene Pessoal: ICI Paris XL; Kruidvat
  • Fármacia: Heemstedse Aphoteek; Ethos
  • Snack Bar (onde compra-se kroket; kaassuflé)
  • Bancos: ING, Rabobank, ABN AMRO
  • Utilidades: Blokker
  • Brinquedos: Bart Smit
  • Sorveteria: Tante Saar (a atendente fazia questão de falar em holandês comigo para que eu aprendesse!)
  • Roupa: Zeeman; Lojas caras (a melhor opção é comprar roupa em Haarlem onde a variedade é enorme e tem H&M)
  • Biblioteca: De Bibliotheek Heemstede (fique ligado na programação do site, pois rola umas atividades bem legais para crianças) 

Foto retirada do Google/Binnenweg e/ou Radhuisstraat
Como eu disse Heemstede é uma cidade muito familiar e se você está procurando festa, vai ter que se deslocar até Haarlem ou Amsterdam. Obviamente a vila também tem eventos como Sinterklaas e Koningsdag, mas é totalmente voltado para crianças e você no Koningsdag vai querer estar em Amsterdam, pode acreditar em mim.


Se você procura calmaria durante a semana e agitação facilmente acessível, Heemstede é para nós (e para o “bando” de au pairs que também moram lá).

Informaçõs práticas:

Habitantes: 26.320 hab. (Jan/2014)
Área total: 9.64 km2

1 comment:

  1. Outra cidade para eu visitar. Falou em Parque de Diversões... tô lá!!!! E aguardem meu post de Wassenaar! :)

    ReplyDelete