Já faz tanto tempo que voltei da Holanda que escrever sobre minha vida em Wassenaar me levou a uma viagem deliciosa e de muitas saudades. A maior parte do tempo em que morei na cidade foi durante o inverno e me lembro muito bem de me agasalhar toda para esperar o ônibus em frente à nossa rua. Pedalar no frio e ver pessoas correndo nas manhãs geladas enquanto eu sonhava com a minha cama.
Wassenaar foi a minha terceira cidade na Holanda. Com a mesma Host Family morei em Den Haag e Scheveningen e então, finalmente em Wassenaar, onde passei a maior parte do intercâmbio. É conhecida como uma cidade rica e chique. E mesmo quando falava aos holandeses que estava morando lá, eles me olhavam perguntando "Seus hosts são riquíssimos, né? Ou da realeza?" E alguns deles ficavam um pouco desconfiados, já que consideravam as pessoas de Wassenaar muito ricas e esnobes. Alguns amigos que fiz que moravam no meu bairro, se recusavam a dizer que moravam em Wassenaar, preferiam dizer o nome do bairro. Com medo ou vergonha de acharem que eles eram "os riquinhos esnobes".
Morávamos no bairro Kerkehout, o mais simples da cidade. E mesmo sendo "simples" ainda era incrível. Repleto de casas grandes, parques e laguinhos.
Ao contrário de praticamente toda a Holanda, que possui casa geminadas, Wassenaar conta com casarões únicos rodeados por um quintal bem cuidado. As casas por lá, nos bairros mais nobres, tem amplo espaço e não "dividem parede" com suas vizinhas, como você pode observar nas fotos.
Já Kerkehout era mais tipicamente holandesa. Casas geminadas, um centrinho simples e gostoso, por onde eu gostosa de correr de manhã ou andar de bicicleta com as kids após a escola. Mesmo sendo um lugar tão pequeno, contava com três parquinhos para as crianças em praças próximas. Além dos parques, como o Parque do Kasteel, com uma trilha super gostosa de percorrer e um campo aberto e com ciclovia.
Vista do parque atrás do Kasteel |
Minha linda neve... |
A escola da cidade ficava bem próximo da nossa casa. Em 15 minutinhos andando chegávamos lá. Era um caminha que eu adorava fazer. Ruas amplas quase sem nenhum carro, calçadas com ciclovias largas com espaço para as crianças correrem e brincarem no caminho. Foi em Wassenaar que eu experienciei viver com neve.
E é lá também que mora o Rei Willem e sua família. Ele é casado com a Rainha (consorte) Máxima, natural da Argentina e juntos, tem três filhas: Katarina Amália, Alexa e Ariane. Meu menino mais novo tinha a idade da princesa mais nova e sempre a encontrava na escola, esperando suas irmãs mais velhas com sua babá. E ela brincava com a gente. E falava espanhol fluente (além do holandês, claro!). E sim, ao menos uma vez por semana era um dos pais quem buscava as meninas. Como a escola não tinha muros, apenas cercas baixinhas por onde podíamos ver as crianças brincando no pátio (e não tinha nenhuma tranca nos portões!), sempre que as princesas brincavam com sua classe ao ar livre, podíamos ver seguranças as acompanhando de longe.
A família real a caminho da escola em Wassenaar (2010) |
Talvez pela época que morei lá, sempre associei Wassenaar com as cores do outono (mesmo nos meses de inverno). Eram muitas casas feitas de "tijolinhos" e muitas árvores lindas também. Toda a cidade era cercada por ciclovias bem sinalizadas e largas. Dava para ir de bicicleta de lá para o centro e especialmente, para qualquer outra cidade vizinha (como Den Haag, Voorburg, Leidschendam, etc).
O centrinho da cidade possuía apenas uma grande rua, cheia de comércios e lojinhas. As ruas ao redor eram também lindas, com casinhas e moinhos (óun!). Mas a rua principal era praticamente o destino de todos. Um ônibus nos levava a todos os locais da cidade (até mesmo à casa gigantesca da Embaixada Brasileira). Tudo tranquilo, meio bucólico. Sabe?
Ou fazer compras aqui nesta rua? E sim, tinha TUDO que era loja! |
Em Wassenaar também ficava um parque aquático muito legal, Duinrell. Minha menina mais velha celebrou o aniversário dela lá e foi um dos MEUS dias favoritos! Mas além desta, tinhamos duas outras muito legais que as crianças frequentavam com a escola e conosco de vez em quando (a Sterrenbad). As vezes fico pensando na mentalidade dos holandeses... uma cidade com quase 26 mil habitantes e duas grandes piscinas e um parque aquáticos. Num país em que a maior parte do ano a temperatura é meio... fria! Mas claro, todas as piscinas devidamente aquecidas. Era uma delícia chegar na piscina, trocar de roupa e me sentir confortável. E ainda poder tomar banho lá em um espaço reservado e contar até com secador de cabelo.
AMO piscinas! E aqui tinha de TUDO! |
Mas eles são assim mesmo. Por mais que o local seja pequeno e simples, você vai encontrar as grandes lojas de marcas. Vai encontrar parques, piscinas, playgrounds, clubes de hóckei e de cavalo. E se não tiver ali, na sua vilazinha, com certeza em alguma bem próxima tem. Em Wassenaar não tinha trem! Na Holanda isso é quase um pecado, mas é verdade. Contávamos com pontos de ônibus de horários sempre pontuais, mas nada de trem, o que depois que você acostuma com a facilidade dos trens, pode ser um pouco chato. Mas não havia do que reclamar... ônibus lá tem horário certo e nunca estava lotado. Além da grande facilidade de ir a qualquer local de bicicleta como falei antes.
Ficou com vontade de conhecer a cidade da realeza? Se você for me mande algumas fotos... tenho muitas saudades!
By: Nadja Paes Leme
Informações Práticas:
Habitantes: Aprox. 26.000
Site da Prefeitura - site oficial, em inglês
Guia da cidade - dicas, lazer e muita coisa para descobrir
No comments:
Post a Comment